• O Programa
  •     Apresentação

        Linhas de Pesquisa

        Inserção Regional

        Estrutura Curricular

        Corpo Docente

        Corpo Discente

        Infra-Estrutura

        Calendário

        Seminários e Palestras

        Banco de Dissertações

        Banco de Teses

  • Notícias
  • Defesas
  •     Qualificação

        Dissertação

        Tese

  • Inscrições
  •     Processo Seletivo

        Material de Apoio

        Resultados

  • Pesquisa
  •     Projetos

        Produção Docente

        Produção c/ Discentes

  • Documentos Úteis
  •     Para Docentes

        Para Alunos

  • Transparência de Recursos
  •     PROAP - CAPES

        PROAP - UFPB

  • Contato
  • Seminários e Palestras abertas do Programa em 2014


    .

      21 de Março - 09:00h - Auditório do DESPP-CCS

      Prof. Dra. Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca (Escola de Enfermagem da USP)

        Como fazer oficinas

      Resumo: A Oficina de Trabalho Crítico-emancipatória (OTC) é um espaço de construção coletiva grupal, cujo produto pode ser apropriado pelos participantes, posto que retrata a contribuição de cada um no conteúdo e na qualidade da sua participação. Caracteriza- se por um ambiente descontraído, facilitado pela utilização de práticas pedagógicas incentivadoras da integração e do estabelecimento de uma relação horizontal de poder entre participantes e coordenação. A síntese contém não só os posicionamentos e representações evidenciados durante as discussões como também novos conhecimentos, introduzidos pela coordenação ou por especialista. A despeito da comprovação empírica dessa alternativa privilegiada para a intervenção educativa, sua potencialidade encontra-se ainda pouco explorada no sentido de constituir comprovadamente elementos sobre os quais é possível construir e trocar o conhecimento. Diante disto, pergunta-se: qual é a real potencialidade da oficina como transformadora do conhecimento individual e grupal, tanto no que se refere aos temas como também às possibilidades de reconhecimento do humano nas relações que se estabelecem entre participantes e entre estes e a coordenação? Quais são as possibilidades de transformação no que tange a forma e conteúdo das práticas educativas que podem ser evidenciadas no contexto da realização de uma Oficina?


      20 de Março - 08:00h - Auditório do DESPP-CCS

      Prof. Dra. Rebeca Nunes Guedes de Oliveira

        A pesquisa de gênero na Enfermagem em Saúde Coletiva

      Resumo: O momento tem como finalidade ampliar a reflexão acerca dos estudos de gênero e violência na enfermagem, na interface com a saúde coletiva.



    Seminários e Palestras abertas do Programa em 2013


      14 de Novembro - 16:00h - Sala 19 do Prédio Novo do DE

      Prof. Dr. Luiz Medeiros (Departamento de Estatística da UFPB)

        Modelos Simétricos: Teoria e Aplicações


      25 de Outubro - 14:00h - Sala 19 do Prédio Novo do DE

      Prof. Dr. Ronei Marcos de Moraes (Departamento de Estatística da UFPB)

        Proporções Lógicas para Classificação Supervisionada de Atributos Binários e Nominais


      11 de Outubro - 10:00h - Sala 19 do Prédio Novo do DE

      Prof. Dr. Hemílio Fernandes Campos Coêlho (Departamento de Estatística da UFPB)

        Estimadores para a proporção populacional em uma abordagem de cadastro duplo


      27 de Agosto - 14:30h - Auditório do CCEN

      Prof. Dr. Regivan Hugo Nunes Santiago (DiMap-UFRN)

        Variáveis linguísticas de tipo N


      16 de Agosto - 11:00h - Auditório do CCEN

      Prof. Dr. Marcelo Rodrigo Portela Ferreira (Departamento de Estatística da UFPB)

        Agrupamento baseado em 'kernel' com ponderação automática das variáveis

      Resumo: Neste trabalho, propomos métodos de agrupamento baseados em funções kernel com ponderação automática das variáveis onde medidas de dissimilaridade são obtidas como somas de distâncias Euclidianas entre padrões e protótipos calculadas individualmente para cada variável através de funções kernel. A principal vantagem da abordagem proposta sobre o método de agrupamento baseados em kernel convencionais é a possibilidade do uso de distâncias adaptativas, as quais mudam a cada iteração do algoritmo e podem ser a mesma para todos os grupos ou diferentes de um grupo para outro. Este tipo de medida de dissimilaridade é adequado ao aprendizado dos pesos das variáveis dinamicamente durante o processo de agrupamento, levando a uma melhora do desempenho dos algoritmos. Propriedades de convergência dos algoritmos desenvolvidos são também demonstradas. Experimentos com conjuntos de dados simulados e reais mostram a utilidade dos algoritmos propostos.


      26 de Julho - 09:00h - Auditório do Centro de Tecnologia - UFPB

      Prof. Dr. Julio Tirapegui da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP

        Suplementação no esporte. É necessário?

      CV: O Professor Júlio Tirapegui é o atual coordenador do Programa de Pós-graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada da USP e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 1A. Ele tem vasta experiência em pesquisa na área de Nutrição e Atividade Física, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição experimental, crescimento e desenvolvimento em modelos experimentais e uso de alimentos, nutrientes e ergogênicos na atividade física em atletas e em modelos experimentais. Autor dos Livros "Nutrição: Fundamentos e Aspectos Atuais. 3ª Edição. Editora Atheneu, São Paulo, 2013", "Nutrição, metabolismo e suplementação na atividade física. 2ª Edição. Editora Atheneu, São Paulo, 2012", e de mais de 100 artigos científicos publicados em revistas de elevado impacto.


      25 de Julho - 17:00h - Sala de Reuniões do Depto. de Matemática (em frente a sala Rui Barbosa do DE-CCEN)

      Prof. Dr. Enrique Fernández-Cara (Dep. EDAN, Universidade de Sevilla, Espanha)

        Why mathematics? Why differential equations? What for?

      Abstract: The aim of this talk is to explain the role played by (ordinary and partial) differential equations in the analysis, resolution and control of phenomena from physics, chemistry, biology, etc. I will mention several well-known problems that have been considered since many years. In particular, some systems with origin in fluid mechanics and biomedical sciences will be reviewed and some recent (theoretical and numerical) results will be recalled.



    Seminários e Palestras abertas do Programa em 2012


      14 de Dezembro - 10:00h - Sala Rui Barbosa do Departamento de Estatística

      Prof. Dr. Joab de Oliveira Lima (Departamento de Estatística da UFPB)

        Modelos Log-lineares para o estudo de tabelas de contingência

      Resumo: Em várias áreas de conhecimento, tais como Psicologia, Psiquiatria, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde, é bastante comum o uso de variáveis qualitativas para a medição de atributos, percepções, atitudes e comportamentos. Nesse contexto, na grande maioria dos casos, os estudos estatísticos se restringem a descrever os padrões de concordância (discordância) e de associação de duas ou, no máximo, três variáveis qualitativas por vez. Mas poucos sabem que é possível estudar, de maneira eficiente, tais padrões de associação para tabelas de contingência multidimensionais e a ferramenta estatística adequada para esse fim são os Modelos Log-Lineares. Embora no âmbito teórico a sua importância já tenha sido reconhecida há muito tempo, somente há alguns anos é que essa metodologia tem se tornado mais popular, principalmente devido ao desenvolvimento computacional. A importância dos Modelos Log-Lineares é tão grande para a área de Análise de Dados Categorizados que costuma-se dizer que os Modelos Log-Lineares estão para os dados de contagem assim como os Modelos de Regressão estão para os dados de resposta contínua. Portanto, o objetivo desse seminário é apresentar e discutir as principais características dos Modelos Log-Lineares no estudo de Tabelas de Contingência, priorizando, particularmente, a sua aplicação prática.


      07 de Dezembro - 14:00h - Auditório do CCEN

      Prof. Dra. Tatiene Correia de Souza (Departamento de Estatística da UFPB)

        Uma estimativa do impacto eleitoral do Programa Bolsa-Família

      Resumo: O modelo de regressão beta que foi proposto por Ferrari & Cribari-Neto em 2004 e possui aplicabilidade na modelagem de variáveis do tipo taxas ou proporções. A resposta média é relacionada com um preditor linear que envolve covariáveis e parâmetros de regressão desconhecidos através de uma função de ligação, sendo ainda o modelo indexado por um parâmetro de precisão ou dispersão. Consideramos o modelo de regressão beta para explicar a diferença entre as proporções de votos válidos do presidente Lula nos segundos turnos das eleições de 2006 e 2002. Adicionalmente, calculamos os impactos dos gastos em programas assistenciais e do crescimento da economia sobre o resultado da eleição presidencial de 2006. Comparando os gastos com programas assistenciais em 2006 e 2002, vale ressaltar que em 2006 o gasto em tais programas foi muito maior do que em 2002. Nós estimamos que, se os gastos com programas assistenciais em 2006 fossem mantidos nos níveis de 2002, haveria uma redução de aproximadamente 7 milhões na votação do ex-presidente Lula. Adicionalmente, estimamos que sem o crescimento da economia, haveria uma redução na votação do ex-presidente Lula de cerca de 2 milhões de votos.


      13 de Novembro - 9:00h - Sala Rui Barbosa do Departamento de Estatística/DE

      Prof. Dr. Sérgio Ribeiro dos Santos (Departamento de Enfermagem Clínica da UFPB)

        Sistema de indicadores: uma ferramenta de apoio ao processo de decisão

      Resumo: O sistema de indicadores constitui uma ferramenta de apoio à gestão hospitalar por ser estruturado, periódico e permanente que tem o objetivo de avaliar o desempenho de hospitais, através da coleta e tratamento de um conjunto de indicadores hospitalares utilizados para fins de comparação de desempenho de gestão da qualidade assistencial e administrativa. As formas que os processos de avaliação podem adotar são múltiplas, porém a essência é sempre vinculada à necessidade de deter-se frente à ação e pensar sistematicamente sobre o que fazer para identificar, explicar e compreender as barreiras, deficiências, desvios, restrições, bem como as facilidades, potencialidades, oportunidades e, em consequência, propor as modificações, retificações, reforços e inovações necessárias para melhorar a ação futura. A avaliação de desempenho dos hospitais é, hoje em dia, uma das principais preocupações do setor, uma vez que é através do seu resultado que se pode perceber se está ocorrendo uma gestão eficaz. As comparações entre instituições também são alvo de processos avaliativos, uma vez que planos de melhoria podem ser desenvolvidos com as contribuições advindas de instituições que já encontraram os caminhos e se dispõem ao estabelecimento de parcerias. Portanto, nos propomos a discutir o que acontece com as informações geradas pelo sistema de indicadores? Como os gestores exploram as potencialidades científicas e tecnológicas com base no SIH/SUS? Que informações procuram e como as utilizam no processo de decisão? Diante do exposto, nosso objetivo é expor o resultado de uma pesquisa realizada no Hospital Universitário da UFPB com os gestores das unidades de internação.


      27 de Setembro - 14:00h - Sala Rui Barbosa do Departamento de Estatística/DE

      Profa. Dra. Helena Maria Silveira Fraga Maia (Universidade do Estado da Bahia)

        Vida Após o Trauma: Do Evento à Funcionalidade dos Sobreviventes de Traumatismo Craniencefálico

      Resumo: Esta seminário apresenta o resultado da investigação sobre a funcionalidade de pacientes com traumatismo craniencefálico (TCE) que foram admitidos na unidade de referência estadual para este tipo de trauma na Região Metropolitana de Salvador, Bahia, Brasil no período de 1º de agosto de 2007 a 31 de julho de 2008. Inicialmente investigou-se o perfil epidemiológico dos pacientes e verificou-se que a distribuição por sexo foi uniforme de acordo com as faixas etárias, com exceção da faixa etária de 25 a 34 anos, cuja concentração de casos foi maior para homens e mulheres diferiram significativamente em relação à idade, local de ocorrência, atenção pré-hospitalar, etiologia do trauma, acidentes de transporte e quedas. A maior proporção dos traumas ocorreu em via pública, por atropelamento, espancamento e acidentes motociclísticos. Em seguida, analisou-se a distribuição espacial dos locais de ocorrência dos eventos e residência dos pacientes e constatou-se que muitos eventos ocorrem em locais distantes do hospital de referência dificultando o acesso e o socorro em tempo reduzido. Em função da magnitude do agravo observada para homens, um estudo de coorte foi conduzido para observar os fatores prognósticos da capacidade funcional e os relacionados com o retorno às atividades produtivas. Observou-se que idade, gravidade do trauma, fadiga, distúrbios da atenção e concentração, alteração no equilíbrio, presença de plegias ou fraturas estiveram significativamente associados com a incapacidade funcional global, assim como ter sido submetido a tratamentos multiprofissionais de reabilitação. Com relação às atividades produtivas prévias, observou-se que 91 (37,7%) indivíduos reassumiram antigas funções e que a média do tempo decorrido para o retorno às atividades produtivas foi de 225 dias, com 25% dos pacientes retornando em até 103 dias e 75% deles em até 390 dias. Os mais jovens que sofreram traumas mais graves, e concomitantes distúrbios motores, que evoluíram com sintomas somáticos ou cognitivo-comportamentais, além de incapacidade funcional global, apresentaram dificuldade para retomar suas atividades prévias ou não retornaram. Todavia, história pregressa de trabalho remunerado mostrou-se significativamente associado com mais rápido retorno à produtividade.


      07 de Agosto - 10:00h - Auditório do Centro de Ciencias da Saúde

      Prof. Dr. Rafael Perez-Escamilla (School of Public Health - YALE University)

        Modelo Comunitario para Mejorar el Manejo de la Diabetes Tipo 2 en poblaciones Hispanas de los EUA

      Resumo: Professor de Epidemiologia e Saúde Pública e Diretor da Oficina de Saúde Cominitária da Escola de Saúde Pública da Universidade de YALE. É Diretor e pesquisador principal do do Centro de Excelência para Eliminação de Disparidade de Saúde entre Latinos do Estado de Connecticut. Seus trabalhos e pesquisas na área de saúde pública e segurança alimentar tem conseguido promover melhorias das ações de aleitamento materno, diminuição das deficiências de ferro em crianças, entendimento as consquências da insegurança alimentar, promovido programas de educação nutricional em diversas populações do mundo. Suas pesquisas tem comprovado a importância e o impacto dos trabalhadores de saúde no sentido de melhorar os habitos alimentares entre Latinos nos EUA e, consequentemente, diminuir os riscos devido à alimentação inadequada.


      07 de Agosto - 09:00h - Auditório do Centro de Ciências da Saúde

      Prof. Dra. Ana Maria Segall Correa (FCM/UNICAMP)

        O histórico da Escala Brasileira de Segurança Alimentar e avanços das pesquisas em Segurança Alimentar no Brasil e na América Latina

      Resumo: Médica Sanitarista, graduada em Medicina pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em saúde pública pela Johns Hopkins University (1986)-School of Public Health e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Professora associada (Livre Docente) da Universidade Estadual de Campinas. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde da Mulher e da Criança, atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno, alimentação complementar, violência doméstica e segurança alimentar e nutricional.


      01 de Agosto - 09:00h - Auditório da Engenharia de Produção/CT-UFPB

      Prof. Dr. Dalton Francisco de Andrade (UFSC)

        Teoria de Resposta ao Item

      Resumo: Introdução a medida de traço latente, Teoria Clássica de Medida e Teoria da Resposta ao Item.


      27 de Junho - 14:00h às 17:00h - Sala Rui Barbosa/DE

      Prof. Dr. Paulo Rogério Ferreti Bonan do Departamento de Clínica e Odontologia Social (UFPB)

        Produção científica com caracterização multidisciplinar

      Resumo: O objetivo deste seminário é contextualizar e mostrar como é possí­vel realizar pesquisa cientí­fica trabalhando o olhar lateral. Nessa apresentação focaremos como o contexto atual nos impulsiona a realizar pesquisa científica multidisciplinar saindo do eixo cartesiano disciplinar. Trabalharemos com os conceitos de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. Mostraremos como é possí­vel trabalhar com parcerias aparentemente improváveis e os bons resultados alcançados. Faremos uma atividade coletiva onde discutiremos potencialidades de projetos de pesquisa com parceiros de trabalho de outras áreas de atuação.


      21 de Junho - 09:00h às 11:00hs - Auditório do CCEN

      Prof. Dr. Luciano Pereira Soares (Tecgraf/DI PUC-RJ)

        Visualização Imersiva por Multi-Projeção

      Resumo: Sistemas de visualização imersivos são usados para aumentar o grau de presença de um usuário em um ambiente simulado, aumentando a qualidade e interatividade dos dados visualizados nas cenas 3D. Durante os últimos anos novos recursos tecnológicos foram viabilizados permitindo um realismo cada vez maior nas visualizações. A palestra irá apresentar um breve histórico da evolução e todos os recursos modernos que vem sendo implementados nos sistemas mais atuais de visualização imersiva.


      27 de Abril - 10:00h - Auditório do CCEN

      Profa. Dra. Anna Alice Almeida do Departamento de Fonoaudiologia (UFPB)

        Avaliação e intervenção no comportamento comunicativo e emocional

      Resumo: A comunicação é a forma que as pessoas se relacionam entre si, a partir da troca de experiências, ideias, sentimentos e informações. Trata-se de um processo interativo, que se relaciona com todas as áreas do desenvolvimento humano, onde se pode influenciar o comportamento dos outros. A necessidade de pesquisas na área perpassa pelas exigências do mundo moderno que mostra que atualmente a comunicação é uma das ferramentas essenciais para a progressão e conquista de uma carreira pessoal e profissional promissoras. Para tal, define-se a Fonoaudiologia como uma ciência que tem como objeto de estudo e de atuação a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento e aperfeiçoamento, bem como nos seus transtornos. Enquanto ciência surge para atender as necessidades humanas em relação à sua comunicação na área de audiologia, linguagem oral e escrita, motricidade orofacial, disfagia, saúde coletiva e voz. Atualmente, constitui-se em uma área de conhecimento academicamente valorizada, na qual inúmeros estudos e pesquisas são desenvolvidos, especialmente em nível de pós-graduação em vários países; bem como no campo da intervenção técnica nas clínicas e consultórios, e, nas políticas públicas sociais, sobretudo, na saúde, educação, avanços tecnológicos, dentre outros.


      26 de Março - 10:00h - Auditório do CCEN

      Profa. Dra. Danielle Rousy Dias da Silva do Departamento de Informática (UFPB)

        Atores sintéticos em jogos sérios: uma abordagem baseada em Psicologia Organizacional

      Resumo: Esta palestra tem como intuito mostrar uma abordagem original para melhor adequar os atores sintéticos, tipo específico de agente inteligente, como personagens de jogos sérios. Essa abordagem utiliza de teorias encontradas na Psicologia Organizacional, que estudam o comportamento de equipes de trabalho, característica comumente exigida para esse tipo jogo.



    Seminários e Palestras abertas do Programa em 2011


      13 de Dezembro - 9:00h - Auditório do CCEN

      Profa. Dra. Luciana Nedel da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

        O que é uma boa interface?

      Resumo: A maneira como nos comunicamos com computadores está mudando rapidamente. Computadores estão mudando. Há 20 anos atrás, computadores eram acessados apenas através de teclado e, as vezes, mouse, com o usuário sentado em seu escritório. Há 15 anos, eles se tornaram portáteis e passaram a ser usados em quase qualquer lugar (mas sempre perto de uma tomada). Continuamos usando o teclado, mas o mouse foi trocado por um touchpad. Hoje, computadores estão em todos os lugares, podendo ser chamados de smartphones, tablets, etc. Nossos dados estão gravados na nuvem e ainda podemos interagir com eles usando mouse e teclado, mas também através de touchscreens, gestos, voz, etc. Displays podem ser pequenos (como nos casos dos smartphones) ou muito grandes, como nos displays públicos. Nesta conversa, falaremos sobre esses novos cenários e discutiremos os usos que podemos fazer dos computadores, quem pode usá-los e, principalmente, como. Serão também apresentados alguns dos trabalhos recentes desenvolvidos no grupo de computação gráfica da UFRGS. E, para terminar como começamos, tentaremos responder a pergunta: O que é uma boa interface?


      15 de Dezembro - 9:00h - sala Rui Barbosa - Departamento de Estatística

      Profa. Dra. Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques (Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP)

        Reutilização de Código para Desenvolvimento de Aplicações de Realidade Virtual em Saúde

      Resumo: Nesta palestra serão abordados os pré-requisitos e características das aplicações de RV para a área de saúde considerando finalidades como educação, treinamento de procedimentos e reabilitação. Em seguida, serão apresentadas tecnologias de software que oferecem implementações prontas ou semiprontas dessas características, facilitando a geração rápida de aplicações e propiciando aumento de produtividade nesta área. Exemplos práticos de geração de aplicações serão apresentados utilizando-se frameworks desenvolvidos no Brasil.


      4 de Novembro - 15:00h - Auditório do CCEN

      Dra. Josimari Telino de Lacerda (Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da UFSC).

        Estudos de Carga de Doença em Santa Catarina.

      Resumo: As políticas de saúde adotadas nos níveis nacional e local são normalmente baseadas em informações geradas por indicadores de saúde fundamentados em dados de mortalidade. A proposta de mensuração da Carga de Doença implica na integração em um mesmo indicador de componentes de morbidade e mortalidade. O objetivo desta atividade é apresentar os resultados dos estudos de Carga de Doença realizados no Estado de Santa Catarina. Tratam-se de estudos ecológicos baseados em metodologia adaptada de Murray e Lopez (1994) e do Projeto de Carga de Doença no Brasil (1998). Os agravos analisados foram causas externas, neoplasias e doenças cardiovasculares. A distribuição da Carga de Doença foi analisada segundo sexo, faixa-etária e macrorregião de saúde do Estado.


      4 de Novembro - 14:00h - Auditório do CCEN

      Dr. Jefferson Traebert (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UNISUL).

        Possibilidade e Limites do Uso do 'Daly' na Tomada de Decisão em Saúde.

      Resumo: Os indicadores de condição de saúde de uma população devem reconhecer as doenças e as incapacidades decorrentes, bem como o sofrimento e a limitação da qualidade de vida. O indicador denominado DALY (Disability-Adjusted Life Years) proposto por Murray (1994) integra componentes de morbidade e mortalidade e permite mensurar a carga de doença, ou seja, o tempo vivido com incapacidade e o tempo perdido devido à mortalidade prematura. Este indicador vem sendo gradativamente incorporado na mensuração das condições de saúde das populações. O estudo de Carga de Doença do Brasil (1998) realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ mostrou que os DALYs se concentram essencialmente nas doenças não transmissíveis e nas causas violentas. No entanto, a inovação da proposta do DALY expõe uma importante fragilidade do Sistema de Informação do SUS. Os avanços na qualidade dos sistemas de informação em saúde concentram-se nos aspectos de mortalidade e nascimento. O cálculo do DALY requer estratégias de ajuste e validação das informações de morbidade. Será objeto deste seminário as estratégias de superação das limitações adotadas no estudo de Santa Catarina.


      26 de Agosto - 14:00h - Sala Rui Barbosa - DE/CCEN

      Dr. Hemílio Fernandes Campos Coêlho (Departamento de Estatística da UFPB).

        Inferência sob planos amostrais em uma abordagem de cadastro duplo.

      Resumo: A abordagem de cadastro duplo envolve um levantamento amostral onde dois cadastros são utilizados com o propósito de fornecer maior cobertura e identificar elementos de uma única população-alvo. Tal abordagem tem sido vastamente utilizada na literatura em situações onde um único cadastro não consegue fornecer cobertura completa da população-alvo, ou ainda, quando há diferenças de custo de amostragem realizada em cada um dos cadastros disponíveis. Neste seminário serão apresentadas algumas estratégias de inferência sob a abordagem de cadastro duplo, além de aplicações na área de saúde em que o uso da abordagem foi bem sucedido quando comparado com outras estratégias.


      29 de Julho - 14:00h - Sala Rui Barbosa - DE/CCEN

      Dra. Tarciana Liberal Pereira (Departamento de Estatística da UFPB).

        Uma avaliação da eficiência de administrações municipais no estado de São Paulo via modelos de regressão beta.

      Resumo: O estado de São Paulo possui a maior população do Brasil, mais de 40 milhões de habitantes e abriga o maior parque industrial e a maior produção econômica, cerca de um terço do PIB do país. Entretanto, o estado apresenta vários problemas sócio-econômicos e ambientais, tais como grande número de favelas, altos índices de violência, trânsito e poluição. A análise da eficiência gerencial de municípios torna-se relevante para que se possa avaliar a qualidade das administrações públicas municipais e para fornecer instrumentos que possam ser usados na melhoria da oferta e da qualidade do serviço público. Considerando que os dados de eficiência são limitados, ou seja, a resposta é restrita ao intervalo (0, 1], e que as observações tendem a apresentar uma certa dependência espacial devido à localização geográfica de cada município, nós consideramos modelos de regressão beta e beta inflacionado com efeitos espaciais. Adicionalmente, uma comparação com os modelos de regressão linear e com inferência realizada via quasi-verossimilhança é apresentada.


      22 de Julho - 14:00h - Sala Rui Barbosa - DE/CCEN

      Dra. Kátia Suely Q. S. Ribeiro (Departamento de Fisioterapia da UFPB).

        Acidente Vascular Encefálico (AVE): Análise da Funcionalidade dos Usuários na Atenção Básica em Conformidade com o Acesso à Reabilitação.

      Resumo: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) representa uma causa importante de incapacidade que ocorre na população adulta ao redor do mundo. Deve-se a um comprometimento na irrigação sanguínea do cérebro, podendo deixar sequelas nos indivíduos acometidos. A reabilitação da pessoa acometida pelo Acidente Vascular Encefálico (AVE), é um dos maiores desafios contemporâneos para o campo da saúde pública no Brasil. A complexidade e as tensões que emergem nessa problemática refletem a multiplicidade, a magnitude dos problemas de saúde e as repercussões sociais envolvidas, ao tempo em que impõem abertura de agenda pública para compreender e dar resolutividade a questões não só no plano da estrutura físico-funcional de quem sofre, mas também das dificuldades na realização das atividades da vida diária e social, com vistas às implicações ambientais, pessoais e dos serviços, sistemas e políticas relacionados a esta questão. O uso da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) revela-se importante no sentido de subsidiar o sistema de saúde e a sociedade sobre o contexto de quem sofre pela seqüela de AVE no nosso país. O objetivo deste projeto é descrever a funcionalidade dos usuários adscritos na área de abrangência das Equipes de Saúde da Família (ESFs) do município de João Pessoa, em conformidade com o acesso que eles tenham tido à reabilitação. Trata-se de um estudo de corte transversal com abordagem quantitativa. A população do estudo são os sujeitos acometidos por AVE no período entre 2004 e 2009, de ambos os sexos, acima de 20 anos, adscritos ao Programa Saúde da Família em João Pessoa. Para a coleta de dados é utilizado um instrumento contendo questões relativas ao perfil sócio-econômico e clínico da pessoa com AVE, core sets da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), além de itens acerca do acesso à reabilitação. As informações colhidas são sistematizadas em um banco de dados, para tanto utilizou-se o software Statiscal Package for the Social Sciences (SPSS), versão 13.0.


      15 de Julho - 14:00h - Auditório do CCEN

      Dr. Damian Schofield (State University of New York - EUA).

        Educational, Forensic and Industrial Visualisations : Why some Visualisations are Better than Others.

      Abstract/biography: Dr. Schofield is currently Director of Human Computer Interaction at SUNY Oswego, USA. Dr. Schofield started working in the field of computer graphics and virtual reality creating visualisations for a number of multinational mining and oil corporations. For many years now he has been involved in developing industrial training simulations, educational learning tools and forensic reconstructions using computer games/graphics technology. His principal research is specifically concerned with representation and understanding of visual information in industrial, educational and courtroom environments. Recent projects of interest include working as a consultant on biometric facial measurement technology for the FBI (Federal Bureau of Investigation) in the USA, building HIV/AIDS awareness computer games for the Bill Gates Foundation in India, and creating facial reconstructions of Egyptian mummies for a number of television programs on the Discovery Channel.


      10 de Junho - 14:00h - Auditório do CCEN

      Dr. Carlos Xavier de Azevedo Netto (Departamento de Ciências da Informação da UFPB e Coordenador do Núcleo de Documentação Histórica Regional - NDIHR/UFPB).

        Arqueologia Simétrica no Semi-árido Paraibano - Considerações Teóricas

      Resumo: Tendo como base teórica a Semiótica de Peirce, sob uma ótica culturalista, como foi apresentada por Eco, entende-se que em qualquer produto cultural humano está sempre presente a entidade signo. Como Cassirer coloca, o homem está imerso em um universo simbólico que ele construiu, e que extrapola o espaço de sua experiência imediata. Assim, teoria ator-rede se faz presente nas formas de interpretação arqueológica, como uma decorrência das críticas elaboradas sobre a arqueologia da paisagem pós-processual, de acordo com Fleming. Onde considera as diferentes entidades que se apresentam no contexto arqueológico, de forma relacional, procurando minimizar qualquer separação ou oposição radical entre "coisas" e indivíduos, recorrendo a um nivelamento analítico destas várias entidades, como foi indicado por Witmore, podendo-se considerar que a arqueologia simétrica passa a reconhecer bifurcações convencionais tais como dados e interpretação, humano e não-humano, o material passado e os loci atuais do trabalho de campo como os resultados das relações com as entidades particulares do mundo e não como ponto de partida. Com isto posto, o presente projeto pretende analisar e compreender a dispersão da ocupação humana na região do semiárido do Estado da Paraíba, em especial o Cariri Ocidental, de forma simétrica, ou seja, pela relação que estes assentamentos estabeleceram com o ambiente e os instrumentos técnicos, metodológicos e teóricos utilizados.


      31 de Março - 14:00h - Auditório do CCEN

      Dr. Pingjun Xia (Harbin Institute of Technology - China - e pós doutorando da Universidade do Porto - Portugal).

        Virtual Reality and Haptics for industrial product design and assembly

      Abstract: Virtual product design and assembly is one of the most challenging applications of virtual reality technology in engineering. Generally, virtual assembly can be defined as the use of computer tools to make or "assist with" assembly-related engineering decisions and designs through analysis and predictive models, visualization and presentation of data, simulating realistic environment behaviour and part interaction without physical realization of the product or supporting processes. The first objective of virtual assembly is to test the feasibility of assembly operations at the design stage of the product. As the aim of design for assembly (DFA), product assemblability can be tested and optimized by assembly operation simulation and evaluation. The second objective is to generate optimal assembly plans for the product using resource allocation, assembly time and cost estimation, and the assembly operators' training can be performed before making the real production. Haptics can significantly enhance the user's sense of immersion and interactivity. Especially in an assembly task, haptic feedback can help designers to have a better understanding of virtual objects and to increase task efficiency. In this presentation, we introduce some basic ideas and applications about VR and Hatpics in industrial product environment.


      25 de Fevereiro - 15:00h - Auditório do CCEN

      Prof. Dr. Augusto Cesar Galeão (LNCC/MCT)

        Proposta de um Modelo de Difusão com Retenção

      Resumo: Partindo-se de um modelo discreto de células justapostas é mostrado que se a regra de distribuição seqüencial do conteúdo dessas células é tal que, parte do conteúdo de uma célula genérica é retida na mesma, enquanto que o restante é distribuído igualitariamente para as células adjacentes, então: a equação diferencial parcial que governa o processo limite, (problemas contínuos no espaço-tempo), requer a existência de um termo de quarta ordem na derivada espacial. Este é um resultado novo, em contra ponto a diversos trabalhos publicados na literatura, onde o efeito da retenção é imposto via mecanismos específicos exigindo, portanto, para cada problema particular, o ajuste dos coeficientes específicos utilizados. A partir deste resultado propõe-se, para o problema contínuo, uma nova relação constitutiva que poderia ser aplicada a uma ampla gama de processos de difusão com retenção. São apresentados alguns experimentos numéricos.


      17 de Fevereiro - 15:00h - Auditório do CCEN

      Profa. Dra. Neli Regina Siqueira Ortega (Faculdade de Medicina - USP)

        Sistemas Fuzzy em Saúde

      Resumo: A lógica fuzzy, ou mais precisamente a teoria de conjuntos fuzzy, tem contribuído enormemente para o desenvolvimento de sistemas inteligentes e suas aplicações tecnológicas. Na área da saúde é possível verificar um avanço exponencial no número de artigos científicos, particularmente após a década de 90. No campo das idéias essas publicações envolvem todos os tipos de abordagens: desde aplicações clínicas até tomadas de decisão em epidemiologia. Contudo, no que tange as ações efetivas, a grande maioria das publicações se referem a área de bioengenharia. Nesta palestra apresentaremos brevemente o caminho que a teoria de conjuntos fuzzy tem traçado nas áreas da saúde, apontando suas principais contribuições até então e discutindo o papel que ela poder vir a desempenhar em diferentes campos, tais como saúde coletiva, epidemiologia, sistemas laboratoriais, equipamentos médicos, tratamento de imagens médicas, sistemas de apoio a decisão e quantificação de incertezas.


      15 de Fevereiro - 15:00h - Auditório do CCEN

      Profa. Dra. Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques (Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP)

        Processamento de Imagens Médicas para Auxílio ao Diagnóstico

      Resumo: Sistemas de auxílio ao diagnóstico (computer-aided diagnosis - CAD) são ferramentas computacionais que visam a auxiliar profissionais da Medicina nas decisões a respeito de diagnósticos. Estas aplicações têm aberto novas oportunidades para profissionais de Computação e oferecido opções variadas para pesquisas na academia. Esta palestra apresentará os conceitos principais de processamento de imagens médicas, focalizando a construção de sistemas CAD, que têm estas imagens como principal fonte de dados. São abordados conceitos relacionados à formação das imagens médicas e às técnicas clássicas de processamento aplicadas a essas imagens. São também apresentados exemplos de aplicações computacionais implementadas com a combinação de técnicas de processamento para atingir objetivos pré-determinados em sistemas CAD.



    Seminários e Palestras abertas do Programa em 2010


      15 de Dezembro - 9:30h - Auditório da Reitoria da UFPB

      Prof. Dr. Paulo Duarte de Carvalho Amarante (LAPS/ENSP/FIOCRUZ)

        Cultura e Diversidade: Novas Reflexões para o Campo da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial

      Resumo: A partir de uma concepção da reforma psiquiátrica como um processo social complexo, que não se reduz a transformação do modelo assistencial em saúde mental, entende-se que o objetivo maior da reforma seja a construção de um novo lugar social para a loucura. São desenvolvidas as dimensões da reforma psiquiátrica (epistemológica, técnicoassistencial, jurídico-política e sociocultural) como dispositivos para a transformação da cultura na relação com a loucura. Desta forma, as ações/intervenções culturais assumem papel estratégico para a transformação das práticas social-culturais, na medida em que adotam as próprias linguagens e códigos culturais para a comunicação com os atores e sujeitos sociais. Finalmente, é abordado o conceito de diversidade cultural como um aspecto central neste processo, pois é capaz de articular diferentes ações políticas contemporâneas, de atores e movimentos sociais e políticas de estado (saúde mental, direitos humanos, trabalho, economia solidária, geração de renda, educação, cultura).


      29 de Outubro - 14:00h - Auditório do CCEN

      Profa. Ana Tereza Medeiros Cavalcanti da Silva do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria da UFPB

        Os sentidos da Reforma Psiquiátrica no Brasil: reformismo ou superação paradigmática?

      Resumo: Reflexão sobre o processo de reforma psiquiátrica no país que resultou de lutas, no plano político-ideológico e técnico-cultural, que transformaram a norma legal e determinaram novas responsabilidades para o Estado na proteção da saúde mental dos cidadãos. As novas propostas de mudanças na assistência psiquiátrica são entendidas por Amarante (2008), como uma nova política de saúde mental com o significado de possibilidades de lutas pela ampliação dos espaços de liberdade e de produção social da vida das pessoas consideradas "doentes mentais". Contudo, nem sempre o que se anuncia no plano das intenções de uma política se articula com o que se observa na concretude do cotidiano, como nas práticas profissionais, que traduzem em gestos o que se anuncia como vontade de transformação. Na área da Saúde Mental essa dificuldade para articular a intenção ao gesto é potencializada pela complexidade da área, que envolve a compreensão sobre uma categoria filosófica, jurídica, médica e social: a loucura e suas instituições. Nesse contexto, um processo de implantação da Reforma Psiquiátrica pode apresentar movimento no sentido transformador ou no sentido conservador, o que nos leva a questionar sobre as possibilidades e limites de uma reforma psiquiátrica no Brasil como reformismo (sentido conservador) ou como superação paradigmática (sentido transformador).


      20 de Setembro - Dois Seminários a partir das 14:00h - Sala de Reuniões da Matemática

      Juliana Aguiar Loureiro (Energisa - PB)

        Aplicação de Técnicas Estatísticas no Combate às Perdas de Energia Elétrica.

      Prof. Gauss Cordeiro da UFRPE

        Estatística: da antiguidade aos dias atuais.

      Resumo: Em comemoração aos 10 Anos do Bacharelado em Estatística da UFPB, dois seminários contarão com a participação do PPGMDS. Veja mais detalhes nas páginas do evento.


      27 de Agosto - 14:00h - Sala de Reuniões da Matemática

      Prof. Joab de Oliveira Lima do Departamento de Estatística da UFPB

        Classificações Repetidas nos Aspectos Inferenciais em Experimentos de Bernoulli com Erros de Diagnóstico.

      Resumo: Este trabalho discute o uso de uma função de verossimilhança na estimação da proporção de itens conformes na presença de erros de classificação e de classificações repetidas. Para investigar a qualidade dos estimadores bayesianos foi construído um estudo comparativo entre a técnica proposta e um modelo descrito por Evans et al. (1996), considerando, para isso, a influência do tamanho da amostra, do número de classificações repetidas, dos erros de julgamento, da proporção de conformidade e de dois níveis de informação da distribuição a priori dos erros, sendo o primeiro nível pouco informativo [Beta(1,2)] e o segundo nível informativo [Beta(2,10)]. Os resultados encontrados mostraram que o modelo defendido apresentou desvios padrão e tamanhos de intervalos de credibilidades inferiores àqueles obtidos pela a abordagem concorrente, principalmente na presença de distribuições a priori pouco informativas. Além disso, constatou-se também que na quase ausência de informação a priori, o Fator de Bayes foi favorável ao modelo proposto. Além disso, foi utilizada também uma metodologia de otimização multiobjetivo para obter os valores ótimos do tamanho da amostra (n), do número de classificações repetidas (m) e do critério (a) para a classificação final dos itens após a m classificações. Para realizar essa tarefa foi proposto uma metaheurística híbrida multiobjetivo. Exemplos numéricos ilustraram os resultados mostrando-se úteis para o processo de decisão.


      20 de Agosto - 14:00h - Sala de Reuniões da Matemática

      Profs. Ronei Marcos de Moraes e Andrea Vanessa Rocha do PPGMDS

        Avaliação Inteligente Baseada na Regressão Beta para Simuladores de Treinamento Realistas.

      Resumo: Simuladores pode prover sistemas de treinamento seguros pela apresentação de várias situações possíveis relacionadas a um tópico específico. A tecnologia de realidade virtual tem sido usada na concepção de aplicações interativas e realistas que podem ser usadas para esta finalidade. Ferramentas inteligentes podem ser acopladas a esses simuladores para coletar dados sobre as interações do usuário e usá-los para avaliar seu desempenho e habilidades. Neste seminário, apresenta-se uma metodologia para um avaliador inteligente baseado na Regressão Beta para monitorar as ações do usuário e classificar o seu nível de habilidade em um simulador de realidade virtual. Dado que esses sistemas podem reduzir custos e aperfeiçoar os programas de treinamento tradicionais, a presença de uma ferramenta de avaliação acoplada a eles, permite identificar os erros dos usuários e melhorar a aquisição de habilidades. Este trabalho foi apresentado na IX International FLINS Conference on Foundations and Applications of Computational Intelligence, na China.


      23 de Julho - 14:00h - Auditório do CCEN

      Prof. Cesar Cavalcanti da Silva do PPGMDS

        Paulo Freire e o ensino superior.

      Resumo: O Seminário constará da apresentação de um vídeo produzido pelo Instituto Paulo Freire com relatos sobre a vida e a obra de Freiriana. O vídeo terá a duração de sessenta minutos e na sequencia de sua apresentação dar-se-á um debate entre os presentes, moderado pelo Prof. Cesar com questões previamente distribuídas aos presentes.


      16 de Julho - 14:00h - Auditório do CCEN

      Profa. Maria Teresa Restivo da Universidade do Porto - Portugal

        Actividades da UISPA: A sua área de Laboratórios Remotos e Virtuais.

      Resumo: A Unidade de Integração de Sistemas e Processos Automatizados (UISPA) é uma Unidade de investigação do Instituto de Engenharia Mecânica – Pólo FEUP (da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), criado no âmbito da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Esta Unidade está ainda integrada no Laboratório Associado de Aeronáutica, Energia e Transportes (LAETA), também da FCT. A UISPA caracteriza-se por um conjunto de 15 elementos doutorados bastante diversificado, resultando disso uma diversidade de actividades que se procurarão relatar. Como uma pequena área emergente aparece mais recentemente a dos Laboratórios Remotos e Virtuais e sua intrusão com a integração de novas tecnologias de ensino/aprendizagem, e mais recentemente ainda alguns passos estão a ser dados no âmbito dos dispositivos hápticos. Sobre estes desenvolvimentos se procurará também fazer um curto relato.

      Curriculum Vitae da seminarista: Profa. Maria Teresa Restivo.


      09 de Julho - 14:00h - Auditório do CCEN

      Profa. Celina Maria Godinho da Silva Pinto Leão da Universidade do Minho - Portugal

        Universidade do Minho: Projectos e Aplicações de Estatística.

      Resumo: Como docente na Universidade do Minho, tem vindo a desenvolver o seu trabalho não só académico como científico, na utilização das novas tecnologias e metodologias no ensino de Métodos Numéricos e Estatística aos cursos de Engenharia. Nesta apresentação, será feita uma breve apresentação da instituição de ensino a que pertence, destacando a área de trabalho actual, identificando possíveis temas de colaboração futuras em áreas comuns. De salientar a análise subjectiva do conforto térmico no desenvolvimento de calçado, avaliação de características de usabilidade de algumas aplicações informáticas para uso educativo, estudo de género na Engenharia Industrial, estudo da distribuição do tamanho de gotas num venturi, entre outros.


      28 de Maio - 10:00h - Auditório do CCEN

      Profa. Luciana Nedel da UFRGS

        Visualização exploratória de imagens médicas.

      Resumo: Equipamentos de aquisição de imagens médicas baseados em ressonância magnética (RMI) e tomografia computadorizada (CT) viabilizaram a exploração não-invasiva do corpo humano, provendo meios importantes para que profissionais da área médica realizem diagnósticos mais precisos e preparem intervenções cirúrgicas com maior segurança. Nessa palestra, abordaremos uma técnica de visualização direta de imagens médicas 3D, também conhecida como escultura de volumes, onde o usuário interage diretamente com as imagens adquiridas por RMI ou CT. Serão discutidas tanto a técnica de visualização utilizada como as modalidades de interação usadas. Os resultados apresentados envolvem um estudo de caso na visualização e manipulação de imagens do fígado, com o objetivo de preparar cirurgias para transplante de fígado entre vivos. Este projeto está em desenvolvimento deste 2003 e vem sendo financiado pelo CNPq.


      30 de Abril - 15:30h - Auditório do CCEN

      Profa. Nilza Nunes da Silva - Departamento de Epidemiologia - USP

        Delineamento da amostra, confecção de cadastros de domicílios e pesos amostrais.

      Resumo: O plano de amostragem teve como meta principal produzir inferências estatísticas válidas sobre as condições de saúde bucal da população brasileira, separada segundo cinco grupos demográficos: 5, 12, (15 - 19) ; (35 - 44) ; (65 - 74) anos. Essas informações serão produzidas ao nível de macroregiao geográfica, em separado, para as capitais e para os demais municípios. Intervalos de confiança para a prevalência de carie nos 3 grupos com baixa freqüência na população (crianças e idosos); e para a média do numero de dentes cariados, perdidos ou obturados (CPOD), nos segmentos compostos por jovens e adultos, foram fixados como as estimativas básicas a serem alcançadas pelo inquérito. A desagregação dessa inferência para as capitais e macroregioes, resultou na formação final de 160 domínios, para os quais estudaram-se os tamanhos específicos de amostras de entrevistados e de domicílios. Amostras independentes de domicílios foram sorteadas para cada domínio geográfico, e unidades elegiveis de cada grupo demográfico foram alcançadas para realização das entrevistas e dos exames bucais. O método (ppt) de amostragem por conglomerados com probabilidade proporcional ao tamanho foi distintamente aplicado para as capitais e para os dominios compostos por outros municipios de cada macroregiao. No primeiro grupo, efetuou-se sorteio em dois estágios, em que as unidades primária e secundaria de amostragem foram respectivamente o setor censitário e o domicilio. Nas macroregioes, o sorteio foi realizado em 3 estágios, sendo o município, o setor censitário e o domicilio as respectivas unidades amostrais.


      30 de Abril - 14:00h - Auditório do CCEN

      Prof. Angelo Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira - Programa de Pós-Graduação em Odontologia - UFRN

        SBBRASIL2010 - Pesquisa nacional de saúde bucal: Projeto, programação e coordenação

      Resumo: Os estudos transversais são importantes componentes em qualquer política de vigilância em saúde. No caso particular da saúde bucal, o diagnóstico coletivo dos principais agravos (cárie dentária, doença periodontal, oclusopatias, dentre outros) deve ser estabelecido, com propriedade, mediante a realização de inquéritos populacionais. Contudo, é fundamental que a realização destes estudos faça parte de uma estratégia inserida no componente de vigilância à saúde da Política de Saúde, na perspectiva da construção de uma série histórica de dados de saúde bucal com o objetivo de verificar tendências, planejar e avaliar serviços. A Política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente - se insere no conjunto de programas estratégicos na atual Política de Saúde e, dentre os pressupostos dessa política, destaca-se "a utilização da Epidemiologia e as informações sobre o território subsidiando o planejamento". O Projeto SBBrasil 2010 - Pesquisa Nacional de Saúde Bucal - se insere neste contexto e pretende estabelecer um diagnóstico da saúde bucal dos brasileiros no ano de 2010. O modelo operacional do SBBrasil 2010 tem como base uma pesquisa em que as diversas esferas de gestão do SUS (federal, estadual e municipal) estão diretamente envolvidas, além da participação das entidades odontológicas, instâncias de pactuação, de controle social, universidades e institutos de pesquisa. A coordenação executiva do projeto se dará a partir dos 8 (oito) Centros Colaboradores espalhados em quatro regiões (Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste). Em cada um destes Centros, há um responsável pela articulação dos Estados e Municípios que lhe foram designados, a fim de executar conjuntamente as etapas previstas. Em cada Secretaria Estadual de Saúde deverá ser designado um coordenador estadual da pesquisa e, em cada Secretaria Municipal envolvida, um coordenador municipal.


      23 de Abril - 10:00h - Auditório do CCEN

      Prof. Rodrigo Pinheiro de Toledo Vianna - Departamento de Nutrição - UFPB

        Avaliação da Insegurança Alimentar em Famílias Residentes no Estado da Paraíba

      Resumo: O conceito de segurança alimentar envolve, além dos aspectos físicos de acesso aos alimentos, características subjetivas relacionadas com o bem estar pessoal bem como a inclusão na sociedade de forma saudável e produtiva. A defesa ao acesso contínuo e estável a quantidade e qualidade suficiente de alimentos obtida de forma socialmente aceitável, garantindo bem estar e saúde das pessoas é uma forma de fazer valer o direito universal de cidadania da população. Entretanto a segurança alimentar está relacionada também com a ausência do medo de vir a sofrer insegurança alimentar ou fome. Neste sentido foi desenvolvido e validado um instrumento de pesquisa aplicado para a identificação de situações de vulnerabilidade, risco e insegurança alimentar de famílias residentes em áreas urbanas. Este trabalho foi coordenado pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade Estadual de Campinas e contou com a participação do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, do Mestrado em Enfermagem e do Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba e do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília. Os resultados do estudo de validação, realizado, então, em Campinas, João Pessoa, Manaus e Brasília, foram apresentados em um seminário organizado pela Organização Pan-americana de Saúde e Ministério da Saúde em Brasília, em julho de 2003. O questionário apresentou alta validade de conteúdo e de face, com alta validade preditiva e consistência interna. Este trabalho apresenta a utilização desta metodologia em um estudo de seccional com a finalidade de realizar uma avaliação da situação de insegurança alimentar de famílias residentes no interior do Estado da Paraíba, mais especificamente nos 15 municípios onde foi iniciado o programa Fome Zero do Governo Federal, identificados como os mais carentes do semi-árido Paraibano.

      Material disponibilizado pelo seminarista: Artigo1, Artigo2.


      12 de Janeiro - 14:00h - Auditório do CCEN

      Profa. Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques - Escola de Artes Ciências e Humanidades - USP Leste

        Realidade Virtual e Aumentada em Saúde: Requisitos, Desafios e Oportunidades



    Seminários e Palestras abertas do Programa em 2009


      19 de novembro - 14:00h - Auditório do CCEN

      Profa. Nilza Nunes da Silva - Departamento de Epidemiologia - USP

        Estudos Transversais - Inquéritos Epidemiológicos


      05 de novembro - 14:00h - Auditório do CCEN

      Prof. Ronei Marcos de Moraes - Departamento de Estatística - UFPB

        Avaliação de Treinamento em Sistemas Baseados em Realidade Virtual Usando Naive Bayes Gaussiano


      01 de Setembro - 19:30h - sala Rui Barbosa - DE

      Prof. Wilton Wilney Nascimento Padilha - Departamento de Odontologia - UFPB

        A Pesquisa e a Prática Docente


      14 de Julho - 14:00h - Auditório do DM

      Prof. Liliane dos Santos Machado - Departamento de Informática - UFPB

        Jogos em Saúde


      15 de Junho - 10:00h - Auditório do CCEN

      Prof. Petra-Manuela M. Schuwerack - University of Plymouth - England

        Natural Protection of Tropical Coasts


      15 de Junho - 9:00h - Auditório do CCEN

      Prof. Malcolm Hart - University of Plymouth - England

        The destruction of Plymouth (Montserrat): a Caribbean island living with an active volcano.


      12 de Junho - 10:00h - Auditório do CCEN

      Prof. Mick Fuller - University of Plymouth - England

        University of Plymouth: Exchange Opportunities