• O Programa
  •     Apresentação

        Linhas de Pesquisa

        Inserção Regional

        Estrutura Curricular

        Corpo Docente

        Corpo Discente

        Infra-Estrutura

        Calendário

        Seminários e Palestras

        Banco de Dissertações

  • Notícias
  • Defesas
  •     Qualificação

        Dissertação

  • Inscrições
  •     Processo Seletivo

        Material de Apoio

        Resultados

  • Pesquisa
  •     Projetos

        Produção Docente

        Produção c/ Discentes

  • Documentos Úteis
  •     Para Docentes

        Para Alunos

  • Transparência de Recursos
  •     PROAP - CAPES

        PROAP - UFPB

  • Contato
  • Projetos de Pesquisa em Andamento (somente para fins de seleção)

      (Processo Seletivo de 2013)



    A eficácia da terapia de grupo para pacientes com distúrbios de comunicação

    Coordenadora: Anna Alice Figueirêdo de Almeida

      Descrição: A fonoterapia é uma das modalidades de tratamento para distúrbios de comunicação com efetividade comprovada cientificamente. Além do tradicional, tem-se utilizado uma variedade de modalidades de tratamento para os distúrbios de comunicação, tais como terapia em grupo, aconselhamento e programas de orientação, porém sua efetividade foi pouco estudada. Assim, é interessante avaliar a eficácia da terapia fonoaudiológica em grupo em pessoas com distúrbios da comunicação.

    Ambientes Virtuais para educação em saúde

    Coordenadora: Liliane S. Machado

      Descrição: Ambientes virtuais e serious games são considerados importantes ferramentas para capacitação e educação em saúde. Os métodos de tomada de decisão estão presentes nestas ferramentas principalmente na forma de avaliadores de desempenho e na inteligência dos jogos. A investigação nesta linha objetiva a concepção de ferramentas inovadoras para contribuir com o processo de formação e capacitação amparados pelo uso de modelos de tomada de decisão para avaliação de competências.

    Análise Espacial da morbi-mortalidade em João Pessoa - PB

    Coordenador: Ronei Marcos de Moraes

      Descrição: Vários tipos de doenças vem acometendo o município de João Pessoa e alguns deles apresentam tendências cíclicas, aglomerações geográficas e tendências específicas, nos quais são estudadas a morbidade e a mortalidade oriunda dos casos de Tuberculose e Dengue. O objetivo é oferecer possibilidades de modelos decisórios para orientação a políticas preventivas a custo reduzido, analisando o contexto geográfico da cidade, levando-se em consideração as relações espaciais, temporais e espaço-temporais desses eventos. Os modelos de decisão requerem a combinação dessas fontes de informação e no contexto das relações investigadas, determinar áreas preferenciais de intervenção, assim como áreas de proteção.

    Atenção Básica em Saúde Bucal e Indicadores Socioeconômicos: Utilizando a informação em saúde no planejamento das açõs de Vigilância em Saúde Bucal no estado da Paraíba.

    Coordenadora: Ana Maria Gondim Valença

      Descrição: Informações disponibilizadas pelo levantamento nacional de Saúde Bucal SBBrasil 2010 apontam que o região nordeste concentra um grande número de problemas de saúde bucal. Aliado a esta realidade, observa-se que a Paraíba ainda utiliza pouco o Sistema Nacional de Informação de Saúde. Embora estes bancos de dados sejam continuamente alimentados, o seu manuseio, por parte das equipes de saúde e gestores, ainda é deficitária, sendo ainda em número reduzido os trabalhos que avaliem os indicadores de saúde bucal em nível da atenção básica. Neste sentido, este estudo é motivado pelo desafio de produzir informações que permitam acompanhar a evolução dos indicadores da Atenção Básica nos 223 municípios paraibanos, construindo um panorama da atenção básica no Estado no período de 2008 a 2014. Esta proposta objetiva identificar, por meio dos indicadores da atenção básica em saúde bucal e de indicadores socioeconômicos no estado da Paraíba, as iniquidades em saúde bucal, e construir estratégias na perspectiva da equidade em saúde. Para tanto, a amostra consistira em todos os 223 municípios que compõem o estado da Paraíba. A coleta dos dados será realizada mediante consulta aos sistemas de informação: DATASUS e IBGE, e ao Plano Diretor de Regionalização do Estado da Paraíba, bem como por meio de pesquisa de campo nos municípios (entrevistas e análise documental. As variáveis dependentes selecionadas são os indicadores da área odontológica no Pacto da Atenção Básica do SUS (Média de escovação dental supervisionada; Cobertura de primeira consulta odontológica; Proporção de exodontias em relação às ações odontológicas básicas individuais), no período de 2008 a 2014. As variáveis independentes serão coletadas nos portais DATASUS e IBGE para os anos mais atuais disponibilizados, sendo elas agrupadas em Dados Socioeconômicos e de Provisão de serviços. A análise dos dados envolverá, num primeiro momento, a descrição da histórica dos indicadores do Pacto da Atenção Básica. O segundo passo será verificar a evolução desses indicadores no estado da Paraíba. Para testar a associação das variáveis será realizada uma análise exploratória com os modelos normal linear e modelos beta. Será desenvolvido um portal, onde ficarão disponibilizadas estas informações, que será constantemente atualizado com os indicadores hoje preconizados bem como por outras ferramentas propostas pela equipe. Os dados transcritos manualmente serão digitalizados no banco de dados previamente criado, de modo a se obter uma conexão com a base cartográfica digital e a inserção no mapa do estado da Paraíba. Serão gerados mapas por meio de consultas lógicas com a utilização de uma variável bem como mediante o cruzamento de variáveis. Por intermédio da visualização destes dados serão observadas tendências espaciais em torno dos municípios paraibanos.

    Avaliação da efetividade no controle da hipertensão arterial sistêmica e associação com fatores de risco, do Programa de Saúde da Família.

    Coordenador: Neir Antunes Paes

      Descrição: Como parte integrante da avaliação de desempenho do Programa de Saúde da Família, desenvolvido em unidades básicas de saúde dos municípios de João Pessoa- PB e Campina Grande-PB, pretende-se dar prosseguimento e ampliar um projeto financiado pelo CNPq/Ministério da Saúde (2008-2012) sobre avaliação da efetividade da hipertensão arterial em municípios do Nordeste. Tem-se como objetivo central, avaliar o impacto do acompanhamento e efetividade do controle da hipertensão arterial sistêmica, segundo a redução dos níveis de pressão arterial em indivíduos hipertensos submetidos a ações programáticas para controle da doença, procurando identificar condições associadas com tal redução durante o ano de 2010 e 2011. Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo a ser realizado com profissionais de saúde e gestores e comparar com o estudo dos usuários, além da formação de uma dupla-coorte de acompanhados e não acompanhados. Algumas hipóteses foram levantadas e serão utilizadas como referencial teórico-metodológico as categorias básicas da avaliação da qualidade de Serviços de Saúde: estrutura-processo-resultado. Testes estatísticos e de análise de discurso serão empregados. Com os resultados desta pesquisa pretende-se: fornecer indicadores sobre a efetividade do PSF nos municípios envolvidos na pesquisa; avaliar o impacto das políticas de saúde voltadas para a hipertensão; disponibilizar um banco de dados que sirva como suporte para os gestores em planejamento; contribuir para a definição de estratégias que garantam o melhoramento dos acompanhamentos dos hipertensos; servir para delimitar políticas do controle da hipertensão, como também fornecer elementos científicos de apoio para outras Unidades de Saúde da Família e instituições governamentais.

    Avaliação das mudanças curriculares dos cursos da área de saúde

    Coordenadora: Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro

      Descrição: A formação dos profissionais de saúde vem passando por um processo de mudanças no sentido de atender às necessidades de saúde da população e se coadunarem aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, vários movimentos vêm ocorrendo buscando promover as mudanças necessárias, a exemplo das Diretrizes Curriculares Nacionais, das experiências na extensão universitária e das políticas indutoras de mudanças, propostas pelos Ministérios da Saúde e Educação. Este projeto objetiva identificar como essas mudanças vêm se processando e como elas se refletem na prática profissional em saúde.

    Avaliação do acesso à reabilitação com base na funcionalidade

    Coordenadora: Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro

      Descrição: Diversos acometimentos à saúde ocasionam incapacidade funcional, acarretando prejuízos em todas as dimensões da vida das pessoas acometidas, de seus familiares e da sociedade. Nessas situações, a reabilitação torna-se fundamental para a reinserção social das mesmas, no entanto, esse serviço nem sempre é acessível a toda a população. Este projeto objetiva avaliar o acesso à reabilitação e os ganhos de funcionalidade dele advindos, considerando funcionalidade no seu aspecto positivo, que engloba todas as funções do corpo e a capacidade do indivíduo de realizar atividades e tarefas relevantes da rotina diária, bem como sua participação na sociedade.

    Avaliação do Impacto das Mudanças Climáticas sobre as Doenças Transmitidas por Vetor e Infecto-contagiosas na Paraíba a partir de Informações de Sensoriamento Remoto

    Coordenador: Ronei Marcos de Moraes

      Descição: As recentes pesquisas internacionais sobre o aquecimento global informam que o planeta vem sofrendo profundas transformações climáticas. Especificamente, as alterações climáticas podem levar a grandes alterações nos quadros dos eventos de saúde pública, principalmente nas endemias com base em vetores e doenças respitatórias. O estudo de endemias e epidemias que se alastram pelas áreas tropicais passará necessariamente pelas suas relações com as alterações climáticas. Essas relações não se limitarão apenas às relações diretas do comportamento dos vetores, mas também dos seus predadores que também sofrerão com os efeitos do aquecimento global. O objetivo principal é pesquisar a influência das alterações bio-climáticas sobre a epidemiologia de doenças transmissíveis por vetores alados, bem como infecto-contagiosas, visando a vigilância e o controle das mesmas, para fornecer informações que subsidiem gestores e profissionais na elaboração e na aplicação de políticas públicas de saúde, respectivamente. Monitorar o clima e o ambiente em vastas áreas requer o uso de imagens de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto para a cobertura de grandes áreas e a interpretação delas em termos espaciais e temporais permitem a análise do impacto sobre a epidemiologia dessas doenças.

    Avaliação e intervenção no comportamento comunicativo e emocional

    Coordenadora: Anna Alice Figueirêdo de Almeida

      Descrição: A comunicação é a forma que as pessoas se relacionam entre si, a partir da troca de experiências, ideias, sentimentos e informações. Trata-se de um processo interativo, que se relaciona com todas as áreas do desenvolvimento humano, onde se pode influenciar o comportamento dos outros. A necessidade de pesquisas na área perpassa pelas exigências do mundo moderno que mostra que atualmente a comunicação é uma das ferramentas essenciais para a progressão e conquista de uma carreira pessoal e profissional promissoras. Para tal, define-se a Fonoaudiologia como uma ciência que tem como objeto de estudo e de atuação a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento e aperfeiçoamento, bem como nos seus transtornos. Enquanto ciência surge para atender as necessidades humanas em relação à sua comunicação na área de audiologia, linguagem oral e escrita, motricidade orofacial, disfagia, saúde coletiva e voz. Atualmente, estudos indicam a forte relação entre o processo comunicativo e o comportamento emocional. Pesquisas sistemáticas envolvendo características de personalidade e emoção devem ser realizadas, a fim de se aprofundar a compreensão de sua implicação na comunicação e seus distúrbios, para que a partir de seus resultados se possa traçar diagnósticos mais apurados, além de criar programas de tratamento mais apropriados.

    Elaboração e Validação de Medidas Psicométricas para Utilização nas Áreas de Psicologia, Saúde e Educação.

    Coordenador: Josemberg Moura de Andrade

      Descrição: O uso dos instrumentos de medida tem se tornado muito comum em clínicas, es- colas, organizações e em vários contextos tais como avaliação para condução de veículos, porte de arma, decisão sobre guarda de filhos etc. A psicometria é a área da psicologia que busca expressar os fenômenos psicológicos por meio dos núme- ros ao invés da pura descrição verbal. O presente projeto de pesquisa, ao integrar a psicometria clássica (Teoria Clássica dos Testes - TCT) e a moderna (Teoria de Resposta ao Item - TRI), objetiva elaborar e validar instrumentos de medida para utilização nos mais variados contextos tais como clínico, hospitalar, organizacio- nal, educacional, trânsito, entre outros. Ressalta-se que a TRI refere-se a um con- junto de modelos matemáticos que considera o item como unidade básica de análise e procura representar a probabilidade de um indivíduo dar uma certa res- posta a um item em função dos parâmetros do item e do(s) traço(s) latente(s) do indivíduo A intenção é que a partir da utilização dessas medidas, decisões e políti- cas públicas possam ser orientadas.

    Enteroparasitoses e estratégias de tratamento, prevenção e controle.

    Coordenadora: Caliandra Maria Bezerra Luna Lima

      Descrição: As doenças provocadas por parasitos constituem sérios problemas de saúde pública e isto ocorre principalmente devido às baixas condições socioeconômicas da população, ao grande aumento populacional, às migrações internas, às condições precárias de saneamento básico e moradia, à má alimentação e aos baixos níveis educacionais. As parasitoses intestinais ou enteroparasitoses ganham especial importância no Brasil, pois se encontram, ainda, bastante disseminadas e constituem afecções com grandes repercussões na saúde do indivíduo. Estudos focados nas enteroparasitoses tornam-se relevantes pelo fato de produzirem resultados que possam melhorar o planejamento das ações e estratégias governamentais, resultando em políticas públicas mais efetivas. Os objetivos deste projeto são: Analisar as características epidemiológicas das parasitoses intestinais e seus fatores determinantes; Conhecer o comportamento do agente etiológico da doença e sua interação com o hospedeiro e o ambiente; Identificar os fatores de risco; Contribuir para estudos de fármacos para o tratamento de endoparasitos; Desenvolvimento de jogo educativo para visando à prevenção de doenças parasitológicas; Obter resultados que contribuam para a redução da prevalência, morbidade e mortalidade por enteroparasitoses e viabilizem o desenvolvimento de modelo de decisão em saúde.

    Estimação assistida por modelos em planejamentos amostrais em saúde via abordagem de cadastro dupla.

    Coordenador: Hemilio Fernandes Campos Coelho

      Descrição: A consideração de planos amostrais para se realizar inferência a respeito de uma determinada população de interesse é de extrema importância, pois garantem a seleção de elementos para compor a amostra através de um processo de aleatorização que permite utilizar a teoria da inferência estatística. Para decidir sobre que tipo de plano amostral deve ser utilizado, é necessário ter acesso a uma lista de elementos que compõem a população de interesse, a qual é chamada de cadastro. Em estudos mais sofisticados da área de saúde, é possível que todas as etapas referentes à forma da seleção da amostra a partir de um cadastro estejam corretas, porém todos os resultados obtidos podem estar comprometidos, não por conta de um erro amostral gerado pelo plano amostral, ou por erro gerado na seleção dos elementos, mas devido a um erro não amostral, que é o erro de cobertura, ou seja, elementos que fazem parte da população alvo podem não estar incluídos no cadastro que se tem disponível, e nessa direção, existem diversas estratégias de planejamento amostral que podem solucionar problemas de pesquisas em saúde, como a abordagem de cadastro duplo.

    Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) e ações de saúde ofertadas nas Unidades da Estratégia Saúde da Família.

    Coordenador: Cesar Cavalcanti da Silva

      Descrição: O Projeto intitulado Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) e ações de saúde ofertadas nas Unidades da Estratégia Saúde da Família: desafios, limites e possibilidades tem o objetivo de compreender a dialogicidade entre as Internações por Condições Sensíveis a Atenção Primaria (ICSAP) e as ações de saúde ofertadas nas Unidades da Estratégia Saúde da Família nos municípios de João Pessoa e Campina Grande. O estudo se justifica pela necessidade de se experimentar a ICSAP como indicador de acesso e de qualidade da atenção básica no Estado da Paraíba com dados de seus principais centros urbanos de modo a gerar um banco de dados com cotidiana utilidade para a gestão dos serviços públicos de saúde e contribuição para o fortalecimento da atenção básica no Sistema Único de Saúde. Também se justifica pela ausência de um indicador estatístico sintético, capaz de associar dados relativos à lista brasileira de Internações por Condições Sensíveis a Atenção Primaria (ICSAP) e informações das Unidades da Estratégia Saúde da Família nos municípios de João Pessoa e Campina Grande com possibilidades de utilização em nível nacional. A importância do estudo se dá pela possibilidade de identificação de problemas relacionados a referência e contra referência entre os serviços de Atenção Básica e sistema hospitalar; avaliação da qualidade dos serviços; mapeamento dos atos e ações de saúde no interior das Unidades da Estratégia Saúde da Família, além do conhecimento das barreiras de acesso nas dimensões físicas e sociais. Os resultados desse estudo possibilitarão a criação de um indicador estatístico sintético, capaz de evidenciar dados relativos a associação da lista brasileira de Internações por Condições Sensíveis a Atenção Primaria (ICSAP) e informações das práticas gestadas nas Unidades da Estratégia Saúde da Família no Estado da Paraíba com possibilidades de utilização em nível nacional.

    Métricas e protocolos para aprendizado em saúde.

    Coordenadora: Liliane S. Machado

      Descrição: Simuladores de treinamento baseados em realidade virtual ou jogos tem a tarefa de simular e avaliar o que o usuário faz durante o treinamento em ambientes virtuais. Por esta razão, os simuladores precisam incorporar componentes curriculares, estabelecendo niveis de treinamento, conjuntos de tarefas e ordenamento de atividades de modo a conseguir medir as habilidade do usuário e oferecer-lhe algum tipo de feedback, por meio do uso de modelos de decisão, que possa auxiliá-lo no processo de treinamento. O objetivo deste projeto será estudar protocolos relacionados ao processo de aprendizado em saúde e utiliza-los na concepção e desenvolvimento de aplicações para ensino na área de saúde.

      Artigos de referência para este projeto são:

      - Satava, R. (2006) Assessing surgery skills through simulation. THE CLINICAL TEACHER 3: 107-111.

      - Visser, Watson, Salvado e Passenger (2011) Progress in virtual reality simulators for surgical training and certification. MJA 194 (4): S38-S40.

      - Machado, L.S.; Moraes, R.M.; Nunes, F.L.S.; Costa, R.M.M (2011) Serious Games Baseados em Realidade Virtual para Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica 35(2): 254-262.


    Modelos de regressão e series temporais.

    Coordenadora: Tatiene Correia de Souza

      Descrição: O projeto tem como objetivo utilizar modelos de regressão e de séries temporais em situações que envolvam a tomada de decisão na área da saúde ou áreas afins.

    Modelos de Regressão ou Classificação aplicados a problemas na área da Saúde

    Coordenador: Eufrásio de Andrade Lima Neto

      Descrição: O projeto objetiva utilizar modelos estatísticos de regressão ou classificação em problemas na área da saúde (ou correlatas) com vistas a tomada de decisão.

    Modelos de regressão para dados limitados ou censurados aplicados a problemas em saúde.

    Coordenadora: Tarciana Liberal Pereira

      Descrição: As técnicas usuais da estatística, como por exemplo, a análise de regressão convencional, podem ser inapropriadas em situações em que a variável de interesse é um taxa/proporção, ou seja, a resposta é limitada ao intervalo (0,1) e pode conter zeros e/ou uns. Uma outra situação que impossibilita a utilização da análise de regressão convencional, bem como de outras técnicas usuais da estatística é a presença de censura, que é a observação parcial da resposta. Nesses estudos, em geral, a variável resposta é o tempo até a ocorrência de algum evento de interesse. Por envolverem uma resposta temporal esses estudos são frequentemente prospectivos e de longa duração sendo ás vezes difícil acompanhar todas as observações até a ocorrência do evento. Considerando a importância do uso de modelos de regressão mais apropriados para modelar dados censurados ou dados limitados ao intervalo aberto (0,1) mas que podem conter zeros e/ou uns, o objetivo principal desse projeto é abordar técnicas de análise de sobrevivência, no caso de dados censurados, e modelos de regressão mais adequados quando a resposta de interesse é uma taxa/proporção em problemas na área de saúde.

    Modelos multivaridados em Saúde .

    Coordenador: João Agnaldo Nascimento

      Descrição: Problemas complexos de saúde com abordagem multivariada para a construção de modelos descritivos ou preditivos voltados para tomada de decisão e politicas de saúde.

    Modelos Probabilísticos aplicados a problemas na área da Saúde

    Coordenador: Ulisses Umbelino dos Anjos

      Descrição: Este projeto tem como objetivo utilizar modelos probabilísticos de regressão, multivariados, séries temporais e cópulas em problemas que envolvam a tomada de decisão na área da saúde.

    Os registros vitais e as condições de vida no semi-árido brasileiro

    Coordenador: Neir Antunes Paes

      Descrição: Tem sido marcante a deficiência histórica das estatísticas vitais do Semiárido brasileiro, sendo as mais problemáticas do país seja na cobertura, regularidade ou qualidade das informações. Por sua vez, é flagrante a problemática que existe quanto à qualidade dos indicadores baseados nas causas de morte declaradas pelos médicos nos atestados de óbitos. Assim, é difícil perceber em que direção caminha esses indicadores ao se traçarem cenários e estabelecer perspectivas. Por sua vez, os indicadores de desenvolvimento do Semiárido apontam para importantes contrastes regionais, cujas desigualdades têm sido relacionadas com as condições e estilos de vida, aceso e qualidade dos serviços de saúde. Também, tem sido apontado que níveis baixos da qualidade dos dados vitais estão relacionados com baixos níveis de desenvolvimento social e econômico. A exploração destes estudos com o resgate das estatísticas vitais do Semiárido ao nível de mesorregiões permitirá discernir padrões geográficos e comparar indicadores regionais, facilitando os desenhos de planejamento da saúde. Neste contexto, são traçadas para este trabalho, quatro perspectivas de análise para o Semiárido brasileiro: investigar a qualidade das estatísticas vitais, estudar as principais causas básicas ou evitáveis de morte, investigar o relacionamento das estatísticas vitais com variáveis que reflitam as condições de vida da população e estabelecer cenários prospectivos do comportamento dessas estatísticas. Os dados de óbitos e de nascimentos são provenientes do Sistema de Informações de Mortalidade e de Nascimento do Ministério da Saúde e os dados populacionais e os indicadores das condições de vida do IBGE. Para atingir os objetivos são traçadas as seguintes estratégias metodológicas: avaliação da qualidade dos registros de óbitos e tipologia de classificação por meio de técnicas de estimação dos sub-registros; relacionamento entre qualidade dos registros vitais com indicadores das condições de vida através de modelos estatísticos multivariados; desenvolvimento de cenários das estatísticas vitais e de causas de morte evitáveis pelo uso de indicadores e modelos de projeção. O Relatório Técnico gerado desta investigação pretende-se que seja divulgado em veículos acadêmicos e em eventos de mesma abrangência, com formação de recursos humanos. Esta compilação e produção se revestem de importância com repercussões na academia e na produção dos indicadores vitais aos níveis espaciais regionais e temporais.

    Sistemas e Tecnologia da Informação: aplicação no processo de decisão em saúde

    Coordenador: Sérgio Ribeiro dos Santos

      Descrição: O sistema informação, quer seja gerencial ou assistencial, contribui para o suporte e progresso das estratégias da unidade de saúde, através dos indicadores hospitalares, estatísticas em saúde, da performance de seus profissionais, entre outras tarefas. Em decorrência, o gestor da unidade de saúde e seus colaboradores podem estabelecer um processo de retroalimentação, facilitando enormemente o alcance constante dos resultados.Este projeto visa desenvolver sistemas de informação com aplicações no campo da saúde, bem como, investigar as aplicações tecnológicas e suas influências no processo de trabalho em saúde.