Parque Arruda Câmara

"A Bica"

Parque Arruda Câmara

Está localizado na parte noroeste da cidade. É conhecido, na linguagem popular, como "A Bica", e é o único parque zoobotânico (Rodriguez, 1992).

No parque, estão localizadas partes remanescentes da Mata Atlântica e a famosa "Fonte de Tambiá", que antigamente abastecia a cidade (Rodriguez, 1992).

A fonte foi construída em 1782, por ordem da Provedoria da Fazenda Real, sendo tombada, em 1941, pelo IPHAN (Nóbrega, 1982). Parque Arruda Câmara

Ocupa uma extensão de 17 hectares, após a perda de 36 hectares por ocupações irregulares (Honorato, 1999). Dentro do parque funciona a Escola do Meio Ambiente "Walfredo Guedes Pereira" que é ligada a Secretaria da Educação e Cultura do Município (Rodriguez, 1992).



Fonte de Tambiá

Fonte de Tambiá

Existe uma lenda, em torno da fonte que conta que um guerreiro, chamado Tambiá, teria descido a Serra da Copaoba (Borborema) para lutar contra os tabajaras no litoral paraibano. Neste ele foi gravemente ferido e feito prisioneiro da aldeia inimiga. O cacique da tribo tabajara mandou matá-lo, mas a sua filha, que tinha se apaixonado por Tambiá, pediu para cuidar dele. O chefe da tribo permitiu, mas o índio morreu e a sua filha chorou nove luas e suas lágrimas formaram a fonte que recebeu o nome de Tambiá (Nóbrega, 1982).

Topo da Página


VoltarPágina InicialPróxima