Convento, Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Capela de Santa Tereza

Igreja de N. S. do Carmo

A Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo datam ambos do século XVI(Nóbrega, 1982). Construídos pelos carmelitas, que aqui chegaram a pedido de D. Henriques (Rodriguez, 1992), sua obra é toda em pedra (Nóbrega, 1982), e a fachada e interior da Igreja são trabalhados em rococó (Rodriguez, 1992). Quando da invasão holandesa, houve perseguição aos carmelitas. Com isso , muitos detalhes sobre as obras realizadas por esta ordem se perderam, visto que seus documentos foram enterrados e não recuperados (Nóbrega, 1982).

Quase mais nada há do antigo convento. Em 1905 este foi transformado para servir de residência a Dom Adauto de Miranda Henriques, 1º bispo paraibano. Ainda hoje o local do antigo convento serve como residência episcopal (Rodriguez, 1992).

Os carmelitas também construíram a Capela de Santa Tereza de Jesus da Ordem Terceira do Carmo (Rodriguez, 1992), que data do século XVIII e foi concluída em 1777, por frei Manuel de Santa Tereza. Edificada anexa à igreja de Nossa Senhora do Carmo, destaca-se pela riqueza artística do seu interior (Nóbrega, 1982). Ainda hoje é utilizada para culto religioso católico (Rodriguez, 1992) e é local de funcionamento da Ordem Terceira dos Carmelitas (Nóbrega, 1982).

A igreja e a capela formam um bonito conjunto, cujo estilo é o barroco (Rodriguez, 1992). Este conjunto encontra-se localizado na Praça Dom Adauto, conhecida como Praça do Bispo (CPCH, 1999).


Voltar Página Inicial Próxima