Casarão de Azulejos

O casarão de azulejos pertencia ao comendador Antônio dos Santos Coelho, servindo de residência a sua família (Cabral, 1998b). Posteriormente, o prédio serviu de repartição pública, escola, o que resultou numa descaracterização do ambiente (Dias, 2000).

Constitui um patrimônio histórico de importância significativa (Rodriguez, 1992) - sua obra data do século XIX (Cabral, 1998b) - , devido à forma como se apresenta: sua parte externa é toda revestida de azulejos portugueses em tons de azul, trazidos da cidade do Porto (Rodriguez, 1992).

É considerado um dos mais belos exemplares da arquitetura colonial na Paraíba e fica localizado na rua Conselheiro Henriques, em frente a Praça Dom Adauto, em João Pessoa (Cabral, 1998b).

Casarão de Azulejos

Atualmente, precisamente em 13 de janeiro de 2000, o casarão foi reinaugurado após um período de reformas de quase 2 anos. Sua restauração foi realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, através do Convênio Brasil/Espanha para restauração do Centro Histórico (Dias, 2000).


VoltarPágina InicialPróxima