Laboratórios Remotos Táteis

    Laboratórios remotos disponibilizam aos usuários acesso e interação a sistemas reais dispostos remotamente. A utilizaçáo de sistemas hápticos (que oferecem sensação de toque) associada a estes laboratórios melhoram a qualidade da interação. A sensação de força resultante da interação com os objetos reais distantes permite melhorar o modelo mental elaborado pelo usuário.

    Este projeto tem sido desenvolvido em uma parceria entre o LabTEVE e o Laboratório de Instrumentação para Medição (LIM) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal. As atividade são voltadas para tarefas manipulativas para alunos de Engenharia Mecânica. Os experimentos foram concebidos, modelados e instrumentados para permitir acesso remoto aos equipamentos para verificação das leis de Hooke, familiarizando os alunos com a metodologia experimental utilizada na medição do módulo de Young.

    Como ocorre nos laboratários convencionais, apenas um aluno por vez pode manipular o experimento. Entretanto, se o experimento for realizado remotamente por um grupo, os resultados podem ser discutidos por todos os participantes. O esquema de comunicação foi baseado no modelo cliente-servidor, onde o servidor está conectado aos equipamentos reais e o cliente executa o módulo localmente em seu computador.

    A interface traditional do experimento remoto é apresentada na imagem à esquerda. A nova interface, desenvolvida para suportar o uso de sistemas hápticos, é mostrada à direita. Nesta, é possível observar na janela superior-direita o equipamento real que pode ser manipulado à distância.




    Testes do sistema e da interface foram conduzidos entre alunos localizados no Brasil com o experimento montado no laboratório de Portugal. O dispositivo utilizado e o experimento sendo realizado pode ser visto a seguir.







Equipe


- Universidade Federal da Paraíba

  • Bruno de Araújo Salles
  • Daniel Faustino Lacerda de Souza
  • Liliane dos Santos Machado
  • Ronei Marcos de Moraes
  • Thais Alves Burity Pereira

 

- Universidade do Porto

  • António Mendes Lopes
  • Joaquim Gabriel M. Mendes
  • Maria Teresa Restivo




  Voltar
2006-2009 LabTEVE